resumo sobre o chile e seus aspectos naturais
1. O Chile é um país da América do Sul, limitado a norte pelo Peru, a leste pela Bolívia e pela Argentina, a sul pelo estreito de Drake e a oeste pelo Oceano Pacífico.
2. Apesar da sua localização na Polinésia, a Ilha de Páscoa faz parte do território chileno.
3. Santiago, a capital, é uma cidade muito organizada, limpa e receptiva.
4. A Catedral Metropolitana de Santiago começou a ser construída em 1748 e só teve as duas torres concluídas no final de 1800.
5. O Palácio de La Moneda no centro é a sede da Presidência da República e foi construído entre 1786 e 1812.
6. O Chile é um dos países do mundo com maior quantidade de vulcões em seu território. Entre ativos e inativos, existem cerca de 15 vulcões.
7. O terreno mais árido do mundo fica no Chile, o Deserto de Atacama. Alguns estudiosos afirmam que uma área dele passou 571 anos sem ver uma gota de chuva. Lá as temperaturas podem variar de 40º C ao dia a 0º C à noite.
8. A maior mina a céu aberto do mundo é a chilena Chuquicamata. Ela é uma gigantesca cratera com quatro quilômetros de comprimento e 2 de largura, com profundidade de 780 metros.
9. Em um país de muitas temperaturas e paisagens diferentes não poderia faltar o supra-sumo da temporada fria: boas estações de esqui. As três maiores são: Termas de Chillan, Valle Nevado e Portillo.
10. Uma viagem inesquecível pode ser feita apenas para se conhecer a rota dos vinhedos e provar in loco a textura única dos vinhos chilenos, grande orgulho do país.
11. Os brasileiros não precisam de visto nem passaporte para entrar no Chile.
12. O Chile teve a honra de conquistar dois prêmios Nobel de literatura, ganhados por Pablo Neruda e Gabriela Mistral.
13. Na comida típica chilena o milho é rei, sendo o Pastel de Choclo (milho), um dos pratos mais conhecidos.
14. A empada chilena é uma receita de mais de 300 anos e consiste em um embrulho de massa simples recheado com "pino", mixtura de carne picada