rota 66
A polícia, aquela que muitas vezes é para proteger o cidadão, só o fere com suas violentas repressões, na maioria das vezes. Foi isso que Caco Barcellos mostrou, com dados comprovados, no livro Rota 66 – A História da Policia que mata, como o poder público é despreparado e injusto.
O livro retrata a história violenta da Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar – Rota, com dados e fatos reunidos desde a década de 70, começando pela história da policia paulista que mata, violenta e confusamente, três jovens de classe média alta e a noticia da falha policial repercute mundialmente e como usaram a cena do crime para não ter provas incriminadoras.
Ao folhear as páginas, a obra mostra que a Rota utiliza da mesma técnica quando mata violentamente alguém: tira o corpo do local do crime, planta provas contra a vitima e esconde totalmente os fatos. E, mesmo fazendo descaradamente estes crimes, muito dos policiais envolvidos conseguiram a absolvição e, pesquisando sobre eles, alguns são atualmente secretários da segurança pública de alguma cidade do interior de São Paulo. Amazing!
Caco Barcellos, um dos melhores jornalistas do Brasil e mundo, nos da uma aula de apuração de fatos noticiosos, de como ir atrás da pauta e de como não desistir de sua noticia. Uma aula, claramente, de jornalismo. Eu como estudante de jornalismo, me senti muito feliz por ler um livro como esse. Um livro que não é clichê e muito menos maçante. Um perfeito livro de uma história real. Vale a pena ler.