Rosqueamento
Rosqueamento é um processo de usinagem onde a função é produzir roscas internas ou externas. É um processo destinado à obtenção de filetes, por meio da abertura de um ou vários sulcos helicoidais de passo uniforme, em superfícies cilíndricas ou cônicas. A peça ou a ferramenta gira e uma delas se desloca simultaneamente segundo uma trajetória retilínea paralela ou inclinada ao eixo de rotação.
Tipos de RoscasRosca whitworth: É o padrão inglês utilizado também nos EUA. Também possui rosca normal (BSW) e fina (BSF), sendo esta maior número de filetes porpolegada.
Os filetes das roscas apresentam vários perfis. Esses perfis dão nome às roscas e determinam sua aplicação.
[pic]
Os três tipos de rosca triangulares mais comuns são a Métrica, whitworth e americana. As mais usadas no Brasil são a métrica e a whitworth.
Triangular: Parafusos e porcas de fixação na união de peças. Ex.: peças e máquinas em geral.
• Rosca métrica: É o padrão da norma ISO. Pode ser normal ou fina, sendo que a rosca métrica fina possui maior número de filetes e é usada em casos que é necessária melhor fixação devido a vibrações. O filete tem ângulo de 60º, crista plana e raiz arredondada.
• Rosca whitworth: É o padrão inglês utilizado também nos EUA. Também possui rosca normal (BSW) e fina (BSF), sendo esta com maior número de filetes por polegada. Nesse sistema, o filete tem ângulo de 55º, crista e raiz arredondadas.
• Rosca americana: No sistema americano, as medidas são expressas em polegadas. O filete tem ângulo de 60º, crista plana e raiz arredondada. Nesse sistema, como no whitworth, o passo também é determinado dividindo-se uma polegada pelo número de filetes contidos em uma polegada. No sistema americano, a rosca normal é caracterizada pela sigla NC (national coarse) e a rosca fina pela sigla NF (national fine).
Trapezoidal: Resiste a grandes esforços e é empregada na construção de fusos e porcas, os quais transmitem