roni
SOCIAIS E TEORIAS DE GÊNERO
ANGELA ARRUDA
Universidade Federal do Rio de Janeiro aarruda@inx.com.br RESUMO
Este texto objetiva oferecer uma breve panorâmica da teoria psicossociológica das representações sociais, estabelecendo algumas pontes com as teorias feministas de gênero. Nesse sentido, percorre as origens e fundamentos da teoria de Moscovici, as suas variações e alguns pontos de convergência com as teorias feministas.
PSICOLOGIA SOCIAL MOSCOVICI, SERGE TEORIA FEMINISTA RELAÇÕES DE GÊNERO
ABSTRACT
SOCIAL REPRESENTATION THEORIES AND GENDER THEORY. This text intends to offer a brief panorama of the social psychological theory of social representations and establishes some links with the feminist theories of gender. It will thus present the origin and the basis of Moscovicis theory, its variations and some converging points in relation to feminist theories.
SOCIAL PSYCHOLOGY MOSCOVICI, SERGE FEMINIST THEORY GENDER
Cadernos de Pesquisa, n. 117, novembro/ 2002
p. 127-147, novembro/ 2002
127
Nos últimos anos, o conceito de representação social tem aparecido com grande freqüência em trabalhos de diversas áreas, o que leva muitas vezes à indagação sobre o que será, afinal, algo de que tanto se fala.
Com efeito, este conceito atravessa as ciências humanas e não é patrimônio de uma área em particular. Ele tem fundas raízes na sociologia, e uma presença marcante na antropologia e na história das mentalidades. Dessa forma, antes de mais nada convém explicitar o lugar de onde falo, para situar a que me refiro.
A partir dos anos 60, com o aumento do interesse pelos fenômenos do domínio do simbólico, vemos florescer a preocupação com explicações para eles, as quais recorrem às noções de consciência e de imaginário. As noções de representação e memória social também fazem parte dessas tentativas de explicação e irão receber mais atenção a partir dos anos 80. Como vários outros conceitos que