Roni
O marketing é de extrema importância para a saúde de uma empresa. Tal importância se vê até com a criação de um alto cargo, que se denominou CMO (Chief Marketing Officer), que é o mesmo que um diretor de marketing. As empresas fizeram isso para “colocar” o marketing ao lado do setor financeiro e executivo na importância da empresa. Diversas companhias não se dão o luxo de deixar o marketing de lado, pois como disse o ex-CEO da GE, “Mude ou morra”. Ou seja, se adapte ao mercado ou estará fora dele.
O marketing “supre as necessidades lucrativamente”, isso quer dizer que transforma-se a necessidade em uma oportunidade de negócios lucrativo. O marketing é uma função organizacional que integra criação, comunicação e entrega de valor para os clientes.
Sobre troca, transações e transferências pode se entender que, troca é o conceito central de marketing, ela define que existem 4 jeitos de obter um produto desejado, produzindo, roubando, mendigando ou trocando por algo que a outra pessoa deseja, por exemplo, dinheiro. Já a transação não necessariamente a troca tem que ser por dinheiro, pode ser por troca de favores entre duas ou mais pessoas. Transferência é o ato de uma pessoa, por exemplo, fazer uma doação. É quando o dinheiro sai de uma pessoa e ela não recebe nada em troca.
Basicamente , o marketing se aplica a bens, serviços, eventos, experiências, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações e idéias. Pra quase todas as áreas o marketing se aplica, e é importantíssimo para uma empresa.
O profissional de marketing é o responsável de buscar uma resposta de outra parte, o cliente potencial. Se duas partes estão interessadas em vender um produto uma para outra, os dois são denominados de profissionais de marketing. Os profissionais de marketing são responsáveis de cuidar da demanda, que se divide em 8. Demanda negativa, demanda inexistente, demanda latente, demanda em declínio, demanda irregular, demanda plena, demanda