Romero Britto
Romero Britto
Nascido no Recife, Pernambuco, em 06 de outubro de 1963, no Brasil, aos oito anos começou a mostrar interesse e talento pelas artes. Com muita imaginação e criatividade, pintava em sucatas, papelão e jornal. Sua família o ajudava a desenvolver seu talento natural, dando-lhe livros de arte para estudar. Ele ficava sentado e copiava Tolouse e outros mestres dos livros, por dias e dias.
Aos 14 anos fez sua primeira exibição pública e vendeu seu primeiro quadro, Organização dos Estados Americanos. Embora encorajado por este sucesso precoce, as circunstáncias modestas de sua vida o motivaram a estabelecer metas e a criar seu próprio futuro. Na condição de criança pobre no Brasil, teve contato com o lado mais sombrio da humanidade. Como resultado, passou a pintar para trazer luz e cor para sua vida. Frequentou escolas públicas, recebeu bolsa de estudos para uma escola preparatória e aos 17 anos entrou para a Universidade Católica de Pernambuco, no curso de Direito.
Viajou para a Europa para visitar lugares novos e ver a arte que se conhecia nos livros. Durante um ano pintou e exibiu seus trabalhos em vários países como Espanha, Inglaterra, Alemanha e outros. Quando retornou ao Brasil, seu desejo de ter contato com o mundo ficou ainda mais forte, queria continuar a viajar e mostrar sua arte. Com isso, desistiu do curso de Direito e decidiu ir visitar um amigo de infância, Leonardo Conte, que estava estudando inglês em Miami, nos Estados Unidos. Ele se deu conta que tinha muita empatia com o ritmo acelerado do “american way of life”. A diversa paisagem cultural e a beleza tropical o fizeram lembrar do Brasil. Fez de Miami, então, sua residência permanente.
Trabalhou como atendente em lanchonete e lava-rápido, como ajudante de jardineiro e caixa de loja. Durante esse percurso, ele fez muitas amizades e através desses amigos conheceu Cheryl Ann com quem se casou e teve um filho,