ROMANCE
JACQUELINE LOPES – 14
GIULIA PONTES – 10
MARIA COUTINHO – 19
LU I Z R A FA E L – 1 7
R O G É R I O V O LW E R S -
O QUE É?
Romance é uma obra literária que apresenta narrativa em
prosa, normalmente longa, com fatos criados ou relacionados a personagens, que vivem diferentes conflitos ou situações dramáticas, numa sequência de tempo relativamente ampla.
Gerado sob o impacto da Revolução Industrial e
da Revolução Francesa, de fins do século 18, o romantismo surgiu no início do século 19, na Alemanha, França e
Inglaterra, num momento histórico em que as classes sociais, como as conhecemos hoje, se definiam. Na ocasião, a sociedade se reorganizava e as classes sociais criavam ou redefiniam suas visões da existência e do mundo.
O romance pertence ao gênero narrativo da literatura, pois apresenta
uma sequência de fatos interligados que ocorrem ao longo de certo tempo. A marca principal desse tipo de texto é a relação temporal que se estabelece entre os fatos, mesmo que não sejam narrados na sequência temporal em que ocorreram, é sempre possível reconstituir essa sequência.
É a narração mais conhecida, além de ser a preferida entre os
leitores. A estrutura desse tipo de narrativa é complexa, já que não acomoda apenas um núcleo, mas várias tramas se desencadeiam durante a narração da história principal.
ESTRUTURA
Um romance apresenta quatro elementos em sua
estrutura: narrador, personagem, enredo e tempo.
Narrador – aquele que conta o que aconteceu na história. Ele faz parte da narrativa, é um elemento da estrutura, não devendo ser confundido com o autor. O narrador pode ser uma das personagens e relacionar-se com outras. Nesse caso é um narrador em primeira pessoa.
Personagens – são os elementos do texto que praticam as ações e provocam o desenvolvimento da história. São representações fictícias de seres humanos, que podem ser descritos do ponto de vista físico e psicológico. A personagem principal de um romance é chamada de protagonista.