1410217225168
1546 palavras
7 páginas
PROFESSORAROSELY CARDOSO MONTAGNINI
Mestre em Educação
ENSINO DE ARTE E MÚSICA
Aula 5
A musicalização no contexto escolar
Como a música é vista na escola segundo Del Ben e Hentschke (2003 apud HUMMES, 2004):
A investigação com três professores “especialistas” no ensino da música demonstra a preocupação em inserir efetivamente a música no currículo, ao mesmo tempo em que demonstra a valorização desse ensino por motivos que estão fora do contexto musical, isto é, ensina‐se a música como um meio para amenizar a agressividade, para ajudar na concentração, para disciplinar, acalmar, facilitar a aquisição de novos conhecimentos em outras disciplinas, e não no ensino de música visando o conhecimento musical em si.
Uma realidade muito presente nas escolas americanas e brasileiras:
“Eu usava música como artifício para acalmar as crianças; quando a música terminava, já estava todo mundo ‘dominado’ [...] fica bem mais agradável você dar uma ordem através de uma musiquinha do que dizer: faz isso, faz aquilo [...].
O ‘gestinho’ é para incentivar, porque às vezes tem crianças que não entendem a letra da ‘musiquinha’. Então é importante aquele ‘gestinho’”
(FUKS, 1991 apud HUMMES,
2004, p. 22).
Encontramos nos depoimentos mais aspectos extra musicais ligados às emoções e às questões culturais do que elementos intrínsecos à música. Talvez essas questões sejam consequências da ausência de reflexões mais detalhadas sobre o ensino de música.
Isso pode ser comprovado nos seguintes depoimentos: 1
“A música pode contribuir para a formação global do aluno, desenvolvendo a capacidade de se expressar através de uma linguagem não verbal e os sentimentos e emoções, a sensibilidade, o intelecto, o corpo e a personalidade [...]. A música se presta para favorecer uma série de áreas da criança.
Essas áreas incluem a ‘sensibilidade’, a
‘motricidade’, o ‘raciocínio’, além da
‘transmissão e do resgate de uma série de elementos da cultura’”.
(DEL