Romance - O que é
Romance é o nome que se dá genericamente a uma narrativa (longa ou não), na qual personagens se envolvem em várias ações complexas.
O gênero romance se desenvolveu na Europa, em meados do século XVIII e logo caiu no gosto da burguesia.
Costumamos associar a palavra romance a uma história de amor. E isso se dá pelo fato de muitas histórias de amor serem escritas em forma de romance. Tal ideia se formou no Romantismo, século XIX, cuja época propiciou um amplo desenvolvimento desse gênero.
No Pré-Modernismo, o romance também ganha força com Lima Barreto e Graça Aranha, os quais tentam destacar os problemas nacionais em suas obras. Quando analisamos um romance, devemos considerar os elementos da narrativa.
Esses elementos são:
Personagens – são aqueles que vivem as ações, os acontecimentos. O número pode variar de acordo com a obra. Eles apresentam a seguinte hierarquia: personagens principais: protagonistas. personagens secundárias.
Espaço – lugar em que se passam as ações. No romance, ocorre uma multiplicidade de espaços. Temos os seguintes espaços: espaço físico – onde se passam as ações: cenário exterior, geográfico ou cenário interior – espaço de uma casa, quarto etc. espaço psicológico – vivenciado pela personagem conforme suas sensações e percepções. espaço social – relacionado a diversas esferas sociais que os personagens pertencem.
Tempo – há dois tipos: tempo cronológico – tempo do relógio, do calendário. tempo psicológico – tempo subjetivo, das memórias, dos pensamentos da personagem.
Narrador – há três tipos de narrador (foco narrativo): narrador-personagem – narrador em 1ª pessoa; conta uma história da qual participa como personagem. narrador-observador – narrador em 3ª pessoa; não participa da história; conta o que observa; não conhece o interior das personagens (emoções, sentimentos). narrador onisciente – narrador em 3ª pessoa; não participa da história, mas, além de ser observador, conhece o que se passa no