apostila de contabilidade
1º Técnico em Contabilidade / Administração
Colégio e Faculdade Anchieta
Prof. Assis Martins Moreira
Janeiro/2012
1º Parte
INTRODUÇÃO
A Contabilidade – meio imprescindível ao regular o funcionamento das entidades econômicos-administrativas – rege-se por leis. E nenhum roteiro sujeito a um ordenamento local pode desviar-se dele, sob pena de rumar, desde o nascedouro, na direção inoxerável do vazio. No enfoque dado ao conjunto da matéria e na maneira e ordem de se definir ou tratar cada um de seus elementos, reside, afinal, a didática proposta e a sugestão de uma via alternativa de aprendizagem.
A vez, a partir de agora, é dos conceitos. Investiguemos, pois seus segredos.
Eis uma definição formada nos bancos acadêmicos: “Contabilidade é uma combinação de Ciência, Técnica e Arte que estuda, controla e interpreta os fenômenos verificados no patrimônio das entidades.”
Adendo: é a técnica contábil que, por meios próprios, faz a demonstração expositiva dos fatos econômicos, retrata o conteúdo do patrimônio, todas as suas variações e o resultado da gestão patrimonial.
PRINCÍPAIS RAMOS DA CONTABILIDADE
CONTABILIDADE COMERCIAL utilizada por todas as empresas que opera no comercio.
CONTABILIDADE INDUSTRIAL utilizada pelas empresas industriais, que no geral não difere muito da contabilidade comercial.
CONTABILIDADE AGRICOLA utilizada somente pelas empresas agrícolas, que no geral ,também não é muito diferente da contabilidade industrial, apenas possui algumas particularidades devido ao seu ramo de negócio.
CONTABILIDADE BANCÁRIA utilizada pelas empresas do chamado mercado financeiro.
CONTABILIDADE PÚBLICA utilizada pelas empresas públicas. Possui características peculiares das entidades públicas.
QUAL O OBJETO DA CONTABILIDADE?
Definição Unânime – o objeto da Contabilidade, ou seja, a matéria de que ela