Roma
Licenciatura em História
A queda do Império Romano e o papel dos Bárbaros neste processo.
Discente: Luiz Carlos Gouveia Gomes Junior 1095137
Campinas/SP
Novembro/2011
UNIFRAN – Universidade de Franca
Licenciatura em História
A queda do Império Romano e o papel dos Bárbaros neste processo.
Trabalho elaborado ao Curso de História da Universidade de Franca, como aproveitamento da disciplina História Antiga II, ministrada pelo Professor Anderson Venâncio.
Campinas/SP
Novembro/2011
Sumário
1. Introdução
1
2. Objetivo
1
3. Causas da queda
1
3.1. Dimensão territorial
2
3.2. Crise escravista
3.3. Cristianismo
3.4. As invasões bárbaras
3
3
4
4. O papel dos Bárbaros na queda
5
5. Conclusão
5
6. Bibliografia
6
1. INTRODUÇÃO
Roma sem dúvida foi uma das mais notáveis civilizações que já existiram no mundo. Em seu ápice Roma possuía sob seu domínio 90% do mundo civilizado. Era o centro do mundo! A base que possuímos sobre o conceito de república deve-se a Roma, o sistema jurídico do mundo ocidental deve-se a Roma, o tão rebuscado Latim, que é considerado como a língua do saber, deve-se a Roma, as ciências focadas na área da tecnologia e da comunicação, inspiram-se no sistema de correio romano que deslocava-se a 65 quilômetros por dia. Contudo assim como todas as civilizações antigas, Roma também teve seu período de crises e na segunda metade do quinto século da era cristã o maior império do mundo sucumbiu. 2. OBJETIVO
O presente estudo tem como objetivo apontar as principais causas da queda do império romano assim como definir qual o papel que os bárbaros exerceram neste processo.
3. CAUSAS DA QUEDA
Muito de discute sobre qual foi o real ou o principal motivo que levou Roma a sua ruína. Alguns apontam o