roma
Que o império romano era gigantesco todos nós sabemos. Porém isso acarretou uma série de dificuldades ligadas a manutenção de seus territórios. Terras férteis e clima ameno foram alguns dos fatores que interessaram povos vizinhos a adentrar o território Romano. Além desse interesse, não tiveram outra saída, pois estavam sendo ameaçados e pressionados por outros povos, sendo a única alternativa fugir e entrar em terras romanas.
Naquele período, os romanos tinham o costume de chamar invasores de bárbaros, o que era uma herança grega, pois eles designavam bárbaros aqueles estrangeiros que não eram gregos ou não tinham como língua materna a ligua grega. As invasões desses povos bárbaros foram de grande importância para que se desencadeie uma crise no Império Romano.
Primeiramente pelo intercâmbio cultural que isso desencadeava, trazendo influências estrangeiras para dentro do Império do Romano. Fato que se comprova na Idade Média quando há uma mistura de instituições e costumes de origem romana e germânica.
Civilização Romana
A Civilização Romana construiu o maior império que existiu durante a Antiguidade, dominando a Europa Ocidental, o norte da África, o Egito, a Ásia menor, a Palestina e a mesopotâmia. Surgiu a partir da cidade de Roma, fundada provavelmente em 753 a.C, e localizando-se na península Itália civilização Romana teve fim com a queda do império Romano do ocidente em 476 d.C.
O Império Romano do Oriente, também os turco-otamanos conquistaram a cidade de Constantinopla, capital do império. A Historia politica da civilização Romana divide –se em três frases : monarquia, que vai do século VII a.C ate provavelmente o século VI a.C Republica entre o século VI a.C e império de 27 a.C a 476 d.C .
Naquele período, os romanos tinham o