Roma
Posicionada na região central da Península Itálica, a cidade de Roma deu origem a uma das mais importantes civilizações e influenciaram os valores do mundo ocidental contemporâneo. De sua longa trajetória histórica e dos valores de sua cultura, herdamos várias línguas, concepções estéticas, instituições e formas de governo que se tornaram grandes referenciais na contemporaneidade.
Além de formarem uma cultura bastante complexa, os romanos formaram um grande império que marcou a história política e militar da antiguidade. Com seu extenso processo de conquistas transformaram a mítica cidade dos irmãos Rômulo e Remo em um amplo território que dominou a península Ibérica e Itálica, grande parte do litoral norte da África e parte da Ásia Menor.
A Religião Romana
A religião na Roma Antiga caracterizou-se pelo politeísmo, com elementos que combinaram influências de diversos cultos ao longo de sua história. Desse modo, em sua origem, crenças etruscas, gregas e orientais foram sendo incorporadas aos costumes tradicionais adaptando-os às necessidades da população.
Os deuses dos antigos romanos, à semelhança dos antigos gregos, eram antropomórficos, ou seja, eram representados com a forma humana e possuíam características (qualidades e defeitos) de seres humanos.
O Estado romano propagava uma religião oficial que prestava culto aos grandes deuses de origem grega, porém com nomes latinos, como por exemplo, Zeus era Júpiter, deus dos deuses, senhor do universo, e dos céus; Ares era Marte, deus das armas, dos camponeses, da virilidade e do trabalho árduo; e Atena era Minerva, deusa da sabedoria, da arquitetura, da engenharia, estratégia bélica e das artes. Os edifícios religiosos assinalavam, pelo seu valor sagrado e simbólico, os lugares mais importantes das cidades entre eles destacavam-se os simples altares, os santuários e os templos destinados ao culto dos imperadores (divinizados após a morte) e as os deuses.
Templos Romanos
Os templos romanos do período