Roma
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................03
2. DESENVILVIMENTO.............................................................................................04
3. CONSIERAÇÕES FINAIS.....................................................................................10
REFERÊNCIAS.........................................................................................................11
1 INTRODUÇÃO
O presente artigo analisa os caminhos históricos que levaram a cidadania brasileira às atuais características de passividade e excludência de direitos, sobretudo no que diz respeito à dimensão social, que estabelece uma categorização entre os cidadãos a partir de critérios econômicos e restringe a condição de cidadão a um número determinado de privilegiados.
2 DESENVOLVIMENTO
Costuma-se dizer que a História do Brasil deu inicio em 1500, com a chegada dos portugueses – o que igualmente deu abertura a metodologia de dominação própria do novo sistema socioeconômico que se conformava no século XVI. Nele, a cidadania, como a percebemos hoje, não estava na agenda social e política. Portanto, uma minoria de pessoas estava inserida no círculo dela e a maioria, excluída. No livro “Cidadania no Brasil: um longo caminho”, José Murilo de Carvalho perpetra uma densa crítica da história da cidadania no país e no auxílio a compreender melhor este processo.
A sociedade colonial se constituiu com a integração produtiva do latifúndio e com a mão-de-obra escrava. Os nativos e africanos permaneceram fora de todas as extensões da cidadania: não estudavam, eram vítimas de violências físicas e moral, foram excluídos do novo modelo