GPA - Grupo Pao de Acucar
O início da história do Pão de Açúcar remete a 1929, quando Valentim, o patriarca dos Diniz, embarcou num navio com o sonho de começar uma vida nova na América. O imigrante português tinha acabado de cruzar o Atlântico e encantou-se com a beleza de um maciço de pedra no horizonte. "É o Pão de Açúcar", avisou um passageiro. A partir de uma discreta padaria, o jovem lusitano ergueu, em 1948, um estabelecimento que se tornou ponto de encontro das madames paulistanas na época: a doceira Pão de Açúcar. Era o início de um dos maiores grupos empresariais brasileiros. Dez anos depois, os negócios começaram a se expandir com a abertura do primeiro supermercado na cidade de São Paulo, ao lado da doceira, no bairro do Jardim Paulista. A partir daí "pioneirismo" seria a palavra chave na expansão da empresa. Em 1966 abriu o primeiro supermercado dentro de um shopping center no Brasil, localizado no Shopping Iguatemi, em São Paulo, e inaugurou o primeiro supermercado 24 horas do país, também na capital paulista.
Seguindo o lema "Cliente: nossa razão de ser", o Grupo Pão de Açúcar sempre esteve voltado para os seus consumidores, cuidando para que todo contato que ele tivesse com as suas marcas se traduzisse na melhor experiência, alimentando uma longa relação de fidelidade. Essa preocupação com a satisfação dos clientes conduziu diversas inovações nas operações da empresa. Em 1998, ao criar o Pão de Açúcar Delivery, se tornou o primeiro supermercado a usar o CD-ROM e a Internet comercialmente. No mesmo ano inaugurou em São Paulo o Pão de Açúcar Kids: primeiro supermercado educacional do mundo. No início do século 21, manteve permanente a postura de inovação e renovação. Já em 2000 lançou o primeiro cartão de relacionamento do Brasil, o Pão de Açúcar Mais, passando a oferecer lojas personalizadas a seus clientes.
Hoje o grupo GPA conta com mais de 1.880 lojas espalhadas, considerando também postos de gasolinas, farmácias e drogarias.
A