roma
Impérios do mundo. Falar do exército romano não implica em falar de uma dimensão à parte, mas discutir Roma em sua integridade, pois a vida militar era a base da vida política romana, religião e da vida social. E como era composto este exército?
A divisão básica do exército romano é uma criação romana que é grande responsável pelo sucesso das campanhas militares de Roma, e é o tema da próxima parte deste tópico: a Legião.
A Legião Composição
A Legião Romana era a divisão fundamental do exército romano. Era composta basicamente por soldados chamados Legionários e Auxiliares. Cada legião era designada por um número e um epíteto (por exemplo, Legio VII Gemina Pia
Fidlis). O lema da legião designava uma condição honorável e podia perder-se quando se castigava colectivamente a unidade. Inicialmente, as forças auxiliares eram atribuídas às legiões, mas com o tempo acabaram por se converter em unidades independentes. O procônsul de cada província comandava as legiões aí estacionadas. O chefe de cada legião era um representante do imperador, livremente nomeado e destituído: o legatus legionis, que pertencia à ordem senatorial e dirigia a legião por um período de cinco anos.
Os soldados eram voluntários