roma
1. (Vunesp 2007) Os homens que combatem e morrem pela Itália têm o ar, a luz e mais nada (…). Lutam e perecem para sustentar a riqueza e o luxo de outro, mas embora sejam chamados de senhores do mundo, não têm um único torrão de terra que seja seu. (Tibério Graco, tribuno da plebe no ano de 133 a. C. em Roma, assassinado pela aristocracia romana.)
Compare as sociedades que produziram os dois documentos, no que diz respeito à questão da terra.
2. (Fuvest 2005) Karl Marx afirmou mais de uma vez que, na antiguidade romana, era o Estado que sustentava o proletariado e não este àquele, como ocorre na modernidade. Com base nessa afirmação, explique:
a) Como o Estado romano sustentava o proletariado?
b) Por que é possível sustentar que a derrota do programa de reforma agrária dos irmãos Graco abriu caminho para tal política?
3. (Unicamp 2005) Se Roma existe, é por seus homens e seus hábitos. Sem nossas instituições antigas, sem nossas tradições venerandas, semnossos singulares heróis, teria sido impossível aos mais ilustres cidadãos fundar e manter, durante tão longo tempo, a nossa República. (Adaptado de Cícero, Da República, em Os Pensadores, v. 5. São Paulo: Abril Cultural).
a) Nomeie e caracterize uma das instituições políticas da República romana (509-31ª.C.).
b) A expansão, ocorrida durante a República, fez com que os romanos tivessem contato com o mundo helenista e incorporassem alguns costumes e tradições. O que foi o helenismo e qual sua importância na Roma republicana?
4. (Fuvest 2000) Indique e comente quatro elementos da antigüidade greco-romana presentes ainda hoje no mundo ocidental.
5. (Unicamp 1996) O Mar Mediterrâneo foi a maior de todas as vias de circulação romanas e dele resultou a formação do Império Romano.
a) Como se deu a conquista do mar Mediterrâneo pelos romanos?
b) Explique a importância dessa conquista para a formação do Império Romano.
6. (Fuvest 1997) Quem foram os cartagineses e