Rolamentos
a) De esferas - os corpos rolantes são esferas. Apropriados para rotações mais elevadas. b) De rolos - os corpos rolantes são formados de cilindros, rolos cônicos ou barriletes. Esses rolamentos suportam cargas maiores e devem ser usados em velocidades menores. c) De agulhas - os corpos rolantes são de pequeno diâmetro e grande comprimento. São recomendados para mecanismos oscilantes, onde a carga não é constante e o espaço radial é limitado. Rolamentos axiais de esferas
Bancos de bar e plataformas giratórias usam este tipo de rolamento.
Rolamentos de rolos cônicos
Os rolamentos de rolos cônicos são usados em eixos de rodas de carros, onde eles são normalmente montados em direções com faces opostas de modo que possam agüentar cargas axiais em ambas as direções.
Rolamentos axiais de rolos
Eles são normalmente encontrados em sistemas de engrenagens como transmissões de carros e entre as carcaças e eixos giratórios.
Rolamentos de esferas
Eles são encontrados em todos os lugares, de patins a discos rígidos.
Rolamentos magnéticos usados principalmente em pequenos geradores (Magneto), giroscópios e instrumentos indicadores.
Rolamento auto compensador
Rolamentos auto compensadores são ajustáveis e absorvem forças radiais e axiais, eles são utilizados principalmente onde não há nenhuma exigência quanto a tolerância dos guias axiais. As áreas de utilização são, conversores, laminadores, engrenagens, entrada de cilindros, ajustagem e máquina de fundição contínua.
Rolamento auto compensador vedado.
Os rolos da máquina de fundição contínua são utilizados em grande parte como rolamentos auto compensadores. A lubrificação ocorre sobre tudo com graxa (até 100 toneladas por ano). A utilização de rolamentos auto compensadores vedados reduz o consumo de graxa em até 75%. Eles contribuem assim com o meio ambiente e com o orçamento.
Construção dos rolamentos
A maioria dos rolamentos é