Rodrigo
A Teoria Estruturalista estuda o relacionando das Teorias: Clássica (Organização Formal), das Relações Humanas (Organização Informal) e da Burocracia. Os estruturalistas buscam o equilíbrio entre as organizações, ou seja, uma Abordagem Múltipla.
1. Organização Formal e Informal
Os Estruturalistas tentam encontrar o equilíbrio entre os elementos racionais e não racionais do comportamento humano que constitui o ponto principal da sociedade, da vida e do pensamento moderno.
Formal: Refere-se ao padrão de organização determinado pela administração como o esquema de divisão de trabalho e poder de controle, hierarquia, regras e regulamentos de salários e controle de qualidade.
Exemplo: Empresas tradicionais com longo tempo no mercado, que tem como algumas características prêmios e punições.
Informal: Refere-se ao relacionamento interpessoal, isto é, as relações sociais que se desenvolvem espontaneamente entre o pessoal ou os trabalhadores, acima e além da formal (trabalham em equipe e são amigos).
Exemplo: Empresas que estimulam a criatividade e o relacionamento entre as pessoas e dão ênfase à motivação.
2. Recompensas Materiais e Sociais
O significado das Recompensas Materiais e Salariais é importante na vida de qualquer organização.
Exemplo: Tamanho da mesa ou escritório, carros da compainha.
Mas para as Recompensas Sociais e Simbólicas sejam eficientes, quem as recebe deve estar identificado com a organização que as concede. Os símbolos e significados devem ser prezados e compartilhados pelos outros, como: esposa, colegas, amigos, etc. Por essas razões, as recompensas Sociais são menos eficientes com os funcionários de posições mais baixas do que com os de posições mais altas.
3. Níveis de Organização
As organizações se desdobram em três níveis, o Institucional, o Gerencial e o Técnico.
Institucional ou Estratégico: É o nível mais elevado, composto por dirigentes ou altos funcionários, tem a responsabilidade de definir os