Rodin e"o pensador
*(1)- (escultura conhecida como RONDANINI e considerada um testamento do artista. Por longos intervalos, nos últimos onze anos de sua vida e ate o dia de sua morte, ele trabalhou nela. Aqui, Michelangelo não esta mais procurando beleza mas o mais profundo sinal de sofrimento em um homem. Da perfeição da Pieta de são Pedro ao alcance final de sua marca inacabada o arco de sua vida se estendeu; a agonia da criação finalmente o forçou a definir o que não da pra se definir).
Na contemplação de fragmentos de esculturas clássicas, Rodin compreendeu até que ponto uma parte da obra era capaz de representar o todo dela. Suas obras mais célebres, O Beijo, que faz parte de uma série de esculturas realizadas para a Porta do Inferno, do Museu de Artes Decorativas, O Pensador, da mesma série. Rodin conquistou fama em vida, e suas obras chegaram a ser as mais apreciadas no mercado de arte europeu e americano. O Pensador é a principal obra do escultor francês Auguste Rodin. A obra original, em bronze, foi criada em tamanho reduzido em 1880, mas em 1904 Rodin decidiu ampliá-la para 1,80 m. A intenção inicial era representar Dante em frente dos portões do Inferno. Posteriormente, Rodin autorizou a produção de vinte réplicas da escultura.
A obra é uma figura gigante de um homem sentado, apoiando o queixo na mão. Ela simboliza o pensamento humano sobre a vida. A escultura tem 1,83 metros de altura, pesa 800 kg e é feita em bronze. Apoiada em um pedestal de 1,63 metros, chega a quase quatro metros