Metodologia
O Programa Seis Sigma E A Melhoria Contínua
Escola de Administração de Empresas de São Paulo Fundação Getúlio Vargas Especialização em Administração Contemporânea
MONOGRAFIA
O PROGRAMA SEIS SIGMA E A MELHORIA CONTÍNUA
JOÃO JOSÉ DE SOUZA
ORIENTDOR: PROF. DR. PAULO YAZIGY SABBAG
SÃO PAULO – SP 2003
JOÃO JOSÉ DE SOUZA
Escola de Administração de Empresas de São Paulo Fundação Getúlio Vargas Especialização em Administração Contemporânea
O PROGRAMA SEIS SIGMA E A MELHORIA CONTÍNUA
TRABALHO APRESENTADO PARA CONCLUSÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA, DA EAESP – FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS, SOB ORIENTAÇÃO DO PROF. PAULO YAZIGI SABBAG.
SÃO PAULO 2003 JOÃO JOSÉ DE SOUZA
“A contribuição de longo prazo da estatística depende em não ter somente estatísticos altamente treinados para a indústria, mas criar uma geração de físicos, químicos, engenheiros e outros que pensem estatisticamente, os quais estarão desenvolvendo os processos de produção do futuro.”
Walter A. Shewhart (Bell Labs, 1939)
Resumo
O presente trabalho pretende demonstrar a metodologia e a aplicabilidade do Programa Seis Sigma na solução de problemas e na melhoria contínua da qualidade. O programa Seis Sigma teve sua origem na Motorola em 1985, obtendo resultados fantásticos nas décadas de 80 e 90. Posteriormente ele foi implantado em outras empresas com igual sucesso. Em 1995 Jack Welch o implantou na General Eletric, obtendo resultados surpreendentes, a partir daí a fama de eficácia do programa se espalhou pelo mundo. Através de uma revisão nos conceitos, ferramentas, metodologia e historia da Qualidade, será demonstrado como o programa auxilia no aumento da capacidade crítica e analítica dos profissionais de uma empresa, para que estes possam resolver problemas crônicos e atingir metas de melhoria desafiadoras.
JOÃO JOSÉ DE