rococó e barroco
Renascimento
A silhueta era rígida, e quase não davam liberdade alguma às usuárias. Vestidos apertados no tronco que abriam-se da cintura para baixo em formato cônico. As mangas eram longas, largas e muitas vezes pendiam ate o chão. Para os cabelos, eram usados adornos mais leves, como rendas, pérolas e tranças. As joias eram as pesadas correntes de ouro e as pedras preciosas.
E as pinturas Renascentistas foram a inspiração da marca Valentino para a coleção de Outono – Inverno 2012/2013. Com muito floral, bordados e transparências trouxe todo o romantismo, riqueza e elegância daquele período. Tecidos como seda e veludo, que eram muito usados no Renascimento, foram usados na coleção.
(A Infanta Isabel. Felipe De Llano, 1584. (http://msn.lilianpacce.com.br/desfile/valentino-alta-costura-oi-1213/)
Museu do Prado, Madri).
Barroco
O Barroco é uma continuação do Renascimento. O veludo, seda e brocado continuavam como os tecidos mais usados e sofisticados. Os bordados também continuaram. As mulheres usavam uma armação de ferro para dar volume à saia do vestido. A mudança mais evidente foi o rufo, que passou a ser uma aplicação de renda nas roupas, ao invés daquela gola pesada.
Dolce & Gabbana abusou de texturas, bordados e aplicações no desfile de Inverno 2013. Algumas peças tem uma gola baixa de renda, o que lembra o rufo. Outras tem um leve volume na cintura, trazendo à memória as armações de ferro usadas por baixo das roupas. Muito preto nos tecidos e o dourado das aplicações e detalhes ressaltam o luxo e riqueza daquele período.
(http://picnicvitorianocwb.com/wp-content/ uploads/2012/09/1-1610_2.jpg) (http://mdemulher.abril.com.br/imagem/moda/galeria/milao-inverno-2013-