Rock Internacional - História
Pioneiros do movimento musical que ficou conhecido como NWOBHM (Nova Onda do Heavy Metal Britânico), a banda atingiu êxito substancial no início dos anos 1980, acompanhada de uma crescente base fãs. Mas foi com o disco The Number of the Beast de 1982 que o Iron Maiden chegou à fama internacional, engatando uma sequência de álbuns que tornaram-se clássicos do gênero. Seu trabalho influenciou diversas bandas de rock e metal, das mais antigas às modernas, e são considerados um dos grupos mais importantes e influentes do estilo.
Com quatro décadas de existência, quinze álbuns de estúdio, seis álbuns ao vivo, quatorze vídeos e diversos compactos, a banda veio a ser uma das mais bem sucedidas de toda a história do heavy metal, tendo vendido mais de 90 milhões de álbuns mundialmente, coroados com diversos certificados de ouro e platina.2 Em 2002, a banda recebeu o prêmio Ivor Novello em reconhecimento às realizações em um parâmetro internacional como uma das mais bem-sucedidas parcerias de composição da Inglaterra. Durante a turnê americana de 2005, foi adicionada à Calçada da Fama do Rock de Hollywood.3 Em 2011, ganharam seu primeiro Grammy pela canção "El Dorado".4 Foi, também, eleita como melhor banda ao vivo dos últimos anos pelo Brit Awards.
O Maiden já encabeçou diversos grandes eventos, como Rock in Rio, Monsters of Rock em Donington, Ozzfest, Wacken Open Air, Gods of Metal, Download Festival e os Festivais de Reading e Leeds.5
Índice [esconder]
1 História
1.1 O início
1.1.1 The Soundhouse Tapes (1978-79)
1.2 Os primeiros anos
1.2.1 Iron Maiden (1980)
1.2.2 Killers (1981)
1.3 Anos dourados
1.3.1 The Number of the Beast (1982)
1.3.2 Piece of Mind