Rock in Rio 2011 no G1
Camila de Paula Chaves VIEIRA2
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ
Resumo
A cidade do Rio de Janeiro, desde a a realização dos Jogos Panamericanos de 2007, vem sofrendo um processo de mudança quanto sua imagem na mídia. Houve uma descontrução de um paradigma de insegurança estabelecido historicamente e o enaltecimento do imaginário de “ cidade maravilhosa”, exaltando o Rio de Janeiro como palco perfeito para os megaeventos.O Rock in Rio 2011 foi o primeiro de uma série de eventos de grande porte que serão recebidos pela cidade e se tornou um ensaio as Olimpíadas de 2016.Este artigo tem o intuito de analisar como o festival foi explorado no portal de noticias G1, a fim de entender como as noticias influenciam a opinião pública, modificando a experiência vivida pelo espectador.
Palavras-chave
Rock in Rio ; memórias coletivas ;Rio de Janeiro ; megaeventos;
Introdução
A partir do momento em que o Rio de Janeiro foi escolhido como sede da Copa do Mundo e, posteriormente, como sede das Olimpíadas, as manchetes dos jornais passaram a enfatizar as ações do governo e da iniciativa privada para construir uma cidade mais segura e preparada para receber eventos de tal porte. Tenta-se reconstruir a imagem de cidade maravilhosa, tão desgastada pelo paradigma de insegurança construído historicamente. A mídia retoma então uma imagem mais positiva do Rio, onde o que sobressai é a vocação natural da cidade para receber megaeventos.
“Trata-se de uma metrópole que mistura ecoturismo, turismo urbano, consumo e boa infra-estrutura para pequenas, médias e grandes plateias. ”Essas características fazem com que o Rio de Janeiro seja palco permanente para eventos de diversas naturezas e de diferentes tamanhos.” (FREITAS e
1 Trabalho apresentado no DT Iinterfaces Comunicacionais do XVII Congresso de Ciencias da Comunicação da Regiao Sudesta-Intercom Jr.
2 Estudante de graduação do curso de Relações