rochas
Realizado em:
2 de Novembro de 2013
Entrega do relatório em:
4 de Novembro de 2013
Trofa, Novembro de 2013
Introdução
No âmbito da disciplina de Biologia e Geologia do 10ºano, foi-nos proposta pôr em prática uma actividade laboratorial, com os objectivos de se observar, classificar e descrever várias rochas que se classificam em três grandes grupos: rochas sedimentares, magmáticas e metamórficas. Foi-nos proposta estas actividades, visto que iniciamos um capítulo “As Rochas como arquivo da história da terra”. Na verdade, a Terra, é um planeta “vivo”, pois encontra-se em constantes transformações, quer internas quer externas. Algumas destas transformações são perceptíveis à escala humana, por exemplo a actividade de um vulcão. Outras, por serem tão lentas, como a erosão, apenas provocam modificações tão pequenas que são assinaláveis passados alguns anos ou mesmo milhões de anos.
As rochas podem ser classificadas de acordo com sua composição química ou textura, sendo mais comum classificá-las de acordo com os processos da sua formação. Pelas suas origens ou maneiras como foram formadas, as rochas são classificadas como magmáticas, sedimentares, e rochas metamórficas.
A história que as rochas contêm é, muitas vezes, rica e variada. Na verdade, a Terra, ao contrário do que se possa julgar, é um planeta “vivo”, pois encontra-se em constantes transformações, quer internas quer externas. Algumas destas transformações são perceptíveis à escala humana, por exemplo a actividade de um vulcão. Outras, por serem tão lentas, como a erosão, apenas provocam modificações tão pequenas que são assinaláveis passados alguns anos ou mesmo milhões de anos.
Materiais
Bata;
Tabuleiro;
Rochas (amostras de mão)
Lupa;
Registo de resultados/observações
Amostra 1
Características:
Granulada fina ou afanítica, isto é, os cristais não são bem