okok
As peças ligadas não podem ser separadas sem destruição.
1.1. Elemento de ligação permanente direta:
-Na Ligação, apenas intervêm as peças a ligar. 1.2.Elemento de ligação permanente indireta: -É necessário recorrer outra peça ou elemento intermediário para estabelecer a ligação .
2. Elemento de ligação desmontável
As peças ligadas podem ser separadas sem destruição.
2.1. Ligações completas:
- Não são possíveis deslocamentos relativos das peças ligadas. 2.2.Ligaçoes diretas: -Na ligação direta apenas intervêm as peças a ligar.
3. Ligações Roscadas:
Considere-se que, num torno, está montada uma barra que gira em torno do seu eixo e, ainda, que uma ferramenta de corte se desloca paralelamente ao seu eixo com velocidade constante, de tal forma que a aresta de corte esteja em contato com a barra. A curva descrita sobre a superfície da barra é uma hélice. A regulagem adequada da profundidade de corte, do seu passo e da geometria da aresta de corte permite obter uma série de saliências e reentrâncias que constituem uma rosca.
4. Parafusos e porcas:
Parafusos são elementos de fixação, empregados na união não permanente de peças, isto é, as peças podem ser montadas e desmontadas facilmente, bastando apertar e desapertar os parafusos que as mantêm unidas. Os parafusos diferenciam-se pela forma da rosca, da cabeça, da haste e do tipo de acionamento.
Em geral, o parafuso é composto de duas partes: cabeça e corpo.
O corpo do parafuso pode ser cilíndrico ou cónico, totalmente roscado ou parcialmente roscado. A cabeça pode apresentar vários formatos, porém, há parafusos sem cabeça.
Há uma enorme variedade de parafusos que podem ser diferenciados pelo formato da cabeça, do corpo e da ponta. Essas