rochas
Neste capítulo serão apresentados os tipos de materiais terrestres que ocorrem na superfície da Terra. O conhecimento sobre a origem e a classificação de rochas é de grande importância para o homem, uma vez que é delas que se retira, direta e/ou indiretamente, todo o suprimento da sua existência. O objetivo principal é classificar esses materiais segundo suas origens e apresentar suas principais características e usos.
3.1 – A LITOSFERA
Denomina-se litosfera a parte externa consolidada da Terra, também chamada de crosta terrestre. Segundo estudos especializados, baseados em dados modernos fornecidos por estudos geofísicos, a espessura da litosfera varia de 35 a
50 km. A crosta terrestre é constituída de rochas e minerais. Distinguem três grandes grupos de rochas, segundo sua gênese, sendo : rochas ígneas, sedimentares e metamórficas. As rochas de origem magmática , inclusive as metamórficas de matriz ígnea, constituem cerca de 95% do volume total da crosta, no entanto, ocupam apenas 25% da superfície. Já as rochas sedimentares perfazem 5% do volume, mas cobrem 75% da superfície, terrestre. As rochas magmáticas exibem grande variedade, com mais de mil tipos, no entanto é pequeno o número dos principais minerais. A tabela a seguir mostra a composição mineralógica média das rochas magmáticas :
Mineral
Feldspato
Quartzo
Piroxênios e anfibólios
Mica
Minerais acessórios
%
59,5
12,0
16,8
3,8
7,0
Rocha é um agregado natural formado de dois ou mais minerais, que constitui parte essencial da crosta terrestre e é nitidamente individualizado. As rochas ocorrem em extensões consideráveis, inclusive sendo representadas em mapas geológicos. Elas são nitidamente individualizadas , porque os minerais se agregam obedecendo as leis físicas, químicas ou fisico-químicas, dependendo das condições em que se forma.
3.2 – CLASSIFICAÇÃO DOS MATERIAIS TERRESTRES
Até o momento você se familiarizou com as transformações que