observação da osmose em hemacias
Relatório 6
Ana Luiza
Taguatinga – DF
Maio, 2012
Introdução:
Osmose é o movimento de difusão das moléculas de água do meio hipotônico (↑ solvente, ↓ soluto, pressão osmótica ↓) para o meio hipertônico (↓solvente, ↑ soluto, pressão osmótica ↑), através de uma membrana semipermeável. Esse movimento tende ao equilíbrio de concentração entre os meios, tornando-os isotônicos.
Solução hipotônica as células aumentam de volume devido à penetração de água. Se o aumento for muito acentuado, a membrana plasmática se rompe e o conteúdo da célula extravasa. Em solução hipertônica, as células diminuem de volume devido à saída de água, havendo a entrado ou saída de água, a forma da célula também se altera. Nas soluções isotônicas, o volume e a forma da célula não se alteram. (Junqueira, 2005)
As hemácias, também conhecidas como eritrócitos, são os glóbulos vermelhos do sangue. A hemácia é o elemento presente em maior quantidade no sangue. Existem cerca de 5 milhões de hemácias por milímetro cúbico, no sangue de um homem adulto e saudável (na mulher, cerca 4,5 milhões). A Hemoglobina é o principal componente das hemácias. De coloração avermelhada, ela possui a função de fazer o transporte de oxigênio pelos diferentes tecidos do corpo humano. Transporta também uma pequena quantidade de gás carbônico.Além da hemoglobina, as hemácias também são compostas por íons, glicose, água e enzimas. Possuem formato de disco bicôncavo;Não possuem núcleo.
Objetivos: Observar a osmose das hemácias nas soluções hipertônica e hipotônica.
Materiais e métodos:
Com a pipeta Pasteur foi colocado soro fisiológico nas duas lâminas, foi feito um pequeno furo no dedo com uma agulha descartável estéril e colocado nas lâminas, e foi cobrido com a lamínula e observado no microscópio.
Em uma das lâminas foi colocado um pouco de NaCl ou açúcar para fazer a solução hipertônica e foi