Rochas Ígneas e a Engenharia Civil
Os materiais rochosos são os mais antigos materiais de construção que o homem pôde dispor. O período da idade da pedra é o marco inicial das atividades do homem com esse tipo de material. Desde então, a pedra (produto obtido de um maciço rochoso por ação manual, mecânica ou ainda por processos naturais) tem sido colaboradora inestimável da história, documentando os povos e suas culturas. Inúmeras construções de material rochoso preservam-se desde a antiguidade, mesmo sofrendo ações do intemperismo, da ação antrópica e das catástrofes naturais. As rochas foram primeiramente utilizada na sua forma bruta, ou pouco trabalhada. Atualmente é empregada nas mais variadas formas, bruta, polida, britada, moída, etc. Tem sido utilizada com ligante (betume ou cimento) em pavimentos, barragens de concreto, etc., e sem ligante em lastro de ferrovias, enrocamentos, filtros, revestimento e uma série de outros usos.
Aterros:
Os solos originados de rochas graníticas, por misturarem grãos de quartzo com lamelas de argila, apresentam-se como excelentes materiais para a construção de aterros compactados, pois aliam atrito e coesão.
Solos provenientes de basalto possuem grãos puramente argilosos, resisitindo somente à coesão.
Estradas:
As rochas graníticas têm a grande vantagem de fornecer fragmentos de brita de forma cubóide, ideais para o emprego em bases de estradas, face à elevada resistência à compressão e ao desgaste que a elas confere. O pavimento é uma estrutura construída após a terraplenagem e destinada, econômica e simultaneamente, em seu conjunto a:
- resistir e distribuir ao subleito os esforços verticais e horizontais produzidos pelo tráfego;
- melhorar as condições de rolamento e segurança;
Túneis:
Para os túneis escavados em rochas são normalmente estabelecidas as seguintes operações:
- perfuração de frente de escavação com marteletes;
- carregamento dos furos com explosivos;
-