Rochas sedimentares
Origem das Rochas Sedimentares: São originadas a partir dos processos de inteperismo, que causam a decomposição da rocha pré-existente e pelo processo do ciclo-sedimentar.
Intemperismo: São processos climáticos e biológicos que causam a decomposição das rochas e dão origem aos sedimentos
Ciclo Sedimentar: Intemperismo, Erosão, Transporte, Deposição e Diagênese.
Diagênese: ao longo do tempo geológico começa a ocorrer um aumento na temperatura e na pressão dos sedimentos. Ao mesmo tempo passam soluções químicas pelo interior dos sedimentos, que vão causar a sua cimentação, dando origem a rocha sedimentar sólida.
Intemperismo Físico: Causa a fragmentação da rocha pré-existente. É muito intenso em regiões frias, glaciais. Ex: Congelamento/Descongelamento, Variação de Temperatura.
Intemperismo Químico: São reações químicas entre a água da chuva e os minerais, causando a decomposição desses minerais.
Intemperismo Biológico: é a decomposição das rochas pré-existentes pela ação de organismos.
Biofísico: desagragação física de rochas, pela ação de organismos. Ex: Crescimento de Raízes. Bioquímico: São reações químicas relacionadas com o metabolismo de organismos.
Fatores que Controlam a abundância dos minerais nas rochas sedimentares
1-Disponibilidade: Para existir um material na rocha sedimentar é necessário que ele tenha existido na rocha que deu origem na sedimentar.
2- Resistência Mecânica: Resistência ao intemperismo físico.
3-Estabilidade Química: Resistência ao intemperismo químico
Ex: Quartzo (Tem em abundância nos sedimentos)
Tipos de Rochas Sedimentares Clásticas: classificação -> é baseada no diâmetro(tamanho) das partículas.
1- Rochas Rudáceas: São aquelas que apresentam partículas com diâmetro maior que 2mm (Tamanho cascalho). Ex: Conglomerados (rocha mais comum)
-Conglomerados: são cascalhos grudados por cimento. 2-