técnicas de cromatografia
Para isso passa-se a mistura carregada por uma fase móvel sobre uma fase estacionária, tendo alguns componentes que são mais arrastados pela fase móvel e alguns que são retidos à fase estacionária. Resultando assim em migrações diferentes entre os componentes da mistura. Existem dois tipos de classificações dos métodos cromatográficos. Sao elas a Cromatografia líquida e cromatografia gasosa elas diferenciam entre si principalmente pelo estado físico de suas fases móveis.
Na cromatografia gasosa as interações são somente da fase estacionária com a fase móvel (gás), pois a fase móvel é inerte.
Ja na cromatografia líquida a polaridade das duas fases importam na separação da mistura. Outro metodo e a cromatografia em coluna e cromatografia plana tem como principal diferença o local onde sua fase estacionária está colocada, ou em umtubo cilíndrico ou sobre uma superfície plana. Na cromatografia plana a fase móvel é sempre líquida a fase estacionária pode ser sólida ou líquida -não existindo cromatografia plana gasosa. Em cromatografias líquidas de fase normal, a fase estacionária é mais polar do que a fase móvel.
Mas em cromatografias líquidas de fase reversa, a fase estacionaria é mais apolar do que a fase móvel.
O mais simples dos métodos cromatográficos é a cromatografia plana, entre elas a mais simples é a chamada de cromatografia em papel.
É feita com uma tira de papel que fica com parte submersa em uma cuba cromatográfica fechada hermeticamente.
A tira de papel é usada por causa da celulose possuir capilaridade e ser formada por glicoses ligadas ,onde suas hidroxilas podem interagir e se ligar a fase estacionária que nesse caso fica sobre o papel , retida pelas ligações que