Rochas Ornamentais do Tocantins
Palmas – TO
2013
LORRANA DIAS FERREIRA
ROCHAS ORNAMENTAIS DO ESTADO DO TOCANTINS.
Trabalho apresentado ao Professor Otton Nunes Pinheiro , como requisito parcial para obtenção de nota na Disciplina Petrografia Macroscópica no curso de Eng. de Minas do CEULP/ULBRA.
Palmas – TO
2010
ROCHAS ORNAMENTAIS
O segmento de rochas ornamentais experimenta aumento da produção mundial por conta da maior procura pelo mármore e granito para utilização em ornamentação.
O termo “rocha ornamental” é aplicado aos materiais rochosos utilizados para fins de ornamentação e revestimento. Os mais importantes economicamente são aqueles passíveis de polimento, como os mármores e os granitos.
Os produtos utilizados em revestimento apresentam-se como uma das áreas mais promissoras em relação a negócios do setor mineral. Estimativas do setor apontam para mais de 40 mil empresas em operação em todo o mundo, sendo a maior parte de pequeno e médio porte, empregando diretamente cerca de 1,5 milhões de pessoas nas atividades de extração e processamento das rochas.
Tradicionalmente, o mármore (rochas carbonatadas) ocupa a maior parcela do mercado mundial e o granito (rochas silicatadas) vem em segundo lugar. Os materiais sucedâneos (ardósias, arenitos, basaltos, quartzitos, gnaisses, entre outros) respondem por uma parcela pouco significativa de participação no mercado global.
Dados do Departamento Nacional de Pesquisas Minerais (DNPM) indicam que a