Rochas Metamórficas
Júlia Reimão
Trabalho Orientado pela professora Carla Melo da disciplina de Geologia
Geral da turma 46885.
Joselmo Júnior
Aline Queiroz
Naira Fernandes
Rocha metamórfica é um tipo de rocha derivado da metamorfose (transformação) de rochas magmáticas ou sedimentares que sofrem modificação em sua composição atômica, devido à influência das diferentes condições do ambiente em que estão inseridas em comparação aos locais onde foram originalmente formadas, como temperatura e pressão.
Na maioria dos casos as rochas metamórficas formam-se a partir de outras rochas, que são submetidas a pressões intensas ou elevadas temperaturas. Quando, por exemplo, por mudanças ocorridas na crosta, uma rocha magmática é empurrada para regiões mais profundas e de maior pressão e temperatura, alterando a organização dos minerais. Essas modificações nas rochas, que dão origem a novos tipos de minerais, tanto no aspecto mineralógico quanto no textural, com alterações nos tipos de cristalização, alinhamento, etc. Como ocorrem em estado sólido, o tipo de rocha metamórfica formada depende: 1. Da composição e textura original da rocha; 2. Dos agentes do Metamorfismo;
3. Da quantidade de tempo que a rocha parental foi submetida aos efeitos do metamorfismo; O metamorfismo é passível de desenvolvimento em diversos ambientes da crosta, variando na extensão, profundidade e grau de modificação das rochas.
OBS: Durante o Metamorfismo há apenas diferença da temperatura e da pressão original da rocha, não havendo fusão, ou seja, o aquecimento dela e a sua transformação em magma.
Os fatores determinantes para a ocorrência do metamorfismo são:
tipos de rochas metamórficas a serem for madas; localização e extensão na crosta terrestre;
parâmetros físicos envolvidos;
mecanismo determinante para a conjunção destes parâmetros;
As principais causas do metamorfismo são as mudanças químicas, os