Rochas do grupo cuiaba
ÁREA URBANA
A cidade de Cuiabá está situada sobre litologias deformadas pertencentes ao Grupo Cuiabá, as quais são constituídas por rochas de baixo grau de metamorfismo, tais como filitos, metarenitos e metarcóseos, com xistosidade bem desenvolvida e intensamente dobrada e fraturada durante vários ciclos tectônicos de idade pré-cambriana (figura 2).
Os primeiros trabalhos que descreveram os aspectos geológicos das rochas do Grupo Cuiabá e a constatação da existência de estruturas dobradas nas regiões da Província Serrana e Baixada Cuiabana são de Evans (1894). A individualização do Grupo Cuiabá, como unidade litoestratigráfica, foi feita por Almeida
(1964). Esse autor foi o primeiro a reconhecer essa faixa de dobramentos marginal ao Cráton, propondo a designação Geossinclíneo Paraguai para agrupar as três zonas estruturais que a compõe, as quais sejam: a Zona da Baixada do Alto Paraguai, da Província Serrana e
Baixada Cuiabana.
É importante ressaltar que, na década de setenta, o Departamento Nacional de Produção Mineral
(DNPM) e a Companhia Pesquisa de Recursos Minerais
(CPRM) realizaram inúmeros trabalhos de mapeamentos geológicos sistemáticos em regiões onde ocorre o Grupo Cuiabá.
Através de trabalhos de campo e interpretação dos dados a partir da caracterização litológica e arranjo estrutural do substrato metamórfico de baixo grau que compõe o Grupo Cuiabá, Migliorini (1999) propôs para esse Grupo, em termos de litofácies ou conjuntos litológicos, as seguintes denominações:
Barboza E. S. 2008. Gênese e Controle Estrutural das Mineralizações Auríferas do Grupo Cuiabá, na província Cuiabá-Poconé, Centro Sul do Estado de Mato Grosso. FGEL-UERJ.
Passchier C. W. & Trouw R. A. J. 2005. Microtectonics. Springer. NewYork..
Silva C. H. 1999. Caracterização Estrutural de Mineralizações Auríferas do Grupo Cuiabá, Baixada Cuiabana (MT). IGCE-UNESP Rio Claro.
Zwart H. J. 1962. On the determination