geologia
ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL
DISCIPLINA: GEOLOGIA
PROFESSOR: PRUDÊNCIO CASTRO
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA
CUIABÁ-MT
DEZEMBRO de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL
DISCIPLINA: GEOLOGIA
PROFESSOR: PRUDÊNCIO CASTRO
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA
Acadêmicos:
Bruna Fernanda Costa Braga
Bruna Rocha Machado
Larissa Soares Alves Amorim
Maycon Ferreira
CUIABÁ-MT
DEZEMBRO de 2014
OBJETIVO
Capacitar o aluno para a realização e análise de levantamentos no campo físico, interpretação dos acontecimentos Geológicos, principalmente voltados ao ramo da Engenharia Sanitária e Ambiental.
INTRODUÇÃO
O Grupo Cuiabá compreende uma grande e espessa pilha sedimentar que está situada a margem sudoeste do Craton Amazônico. Almeida (1948) descreveu como composta por metassedimentos de baixo grau metamórfico, predominantemente filitos com intercalações de quartzitos, ambos cortados por veios de quartzo “ligados à intrusão granítica de São Vicente”. Almeida (1965) ainda identificou na Faixa Paraguai três estágios tectono-estratigráficos: inferior, médio e superior, referentes às variações dos processos de sedimentação influenciados pela evolução miogeossinclinal. O autor ainda reportou as rochas do Grupo Cuiabá, como sendo de depósitos de flysch, originados por correntes de turbidez relacionadas com deslizamentos submarinhos havidos nos fundos instáveis do geossinclineo.
As rochas metamórficas constituem o Grupo Cuiabá, tem idade estimada em 1.500 m.a., com base em datação radiométrica. Apresentam-se fortemente dobradas segundo eixos orientados para NE-SO (Luz et al., 1980). O Grupo Cuiabá, como um todo, possui uma diversidade geológica muito grande, por exemplo, as Escarpas que são taludes íngremes abruptamente cortando a morfologia, frequentemente apresentando afloramento de rochas. Outro exemplo, são as