Rochagem
FARINHA DE ROCHA UMA APLICAÇÃO PARA OS MINERAIS
RAYMUNDO JOSÉ DE SÁ FILHO
Geólogo, Mestre em Geologia e Especialista em Recuperação de Áreas Degradadas
Diretor da RSÁ FILHO Consultoria Geológica e Ambiental Ltda
No decorrer dos tempos, o homem vem fazendo uso do solo para as mais diversas atividades, destacando-se, a agricultura para prover o sustento das populações. O aumento populacional a nível mundial conduziu a um aumento na demanda de alimentos fazendo com que os pesquisadores desenvolvessem técnicas para aumentar a produção de cada hectare. Muitas destas técnicas foram desenvolvidas na direção de colocar a disposição das plantas nutrientes que aumentassem a fertilidade do solo. Surgiram os adubos químicos que proporcionaram safras recordes, durante muitos anos.
O uso constante da adubação química começou a provocar a acidez do solo, causando a morte dos microorganismos e conseqüentemente gerando a queda da produção.
Recentemente, surgiu a Agroecologia e com ela a busca por alternativas mais naturais e que viessem restaurar a capacidade do solo, fazendo com que os microorganismos se recuperassem. Estas alternativas buscam, também, a melhoria da qualidade dos alimentos produzidos. Uma das técnicas desenvolvidas é a rochagem, ou seja, a adubação com rocha, mais precisamente com rocha silicatada moída.
Para uma melhor compreensão devem-se abordar alguns conceitos básicos:
ROCHA: Agregado natural de um ou mais minerais (inclusive vidro e matéria orgânica) que constitui parte essencial da crosta terrestre e é claramente individualizado.
MINERAL: agregado de um ou mais elementos químicos, apresentam-se na forma sólida ou cristalina. SOLO: parte superficial do manto de intemperismo, inconsolidada, contendo material rochoso desintegrado e decomposto que sob a ação de agentes inorgânicos e orgânicos e
1
RSÁ FILHO misturada com quantidade variável de matéria orgânica, pode fornecer condições necessárias ao crescimento das