rochagem
A rochagem é uma técnica criada para fertilização do solo, uma prática de rejuvenescimento de solos com baixas taxas de fertilidade. A intenção da rochagem é acrescentar pó para melhorar a fertilização do solo, sem afetar o equilíbrio do meio ambiente, as rochas utilizadas devem ser fontes naturais de fósforo, potássio, cálcio e magnésio principalmente.
A técnica da rochagem pode ser considerada como base fundamental para a recuperação dos solos já degradados pelo uso intensivo, restituindo ao solo os constituintes minerais já lixiviados, de forma que possam obter uma produção de alimentos de melhor qualidade, a custos mais baixos. As rochas ou as misturas de rochas utilizadas, inclusive seus produtos de alteração ou rejeitos, devem conter quantidades apreciáveis de macro e micronutrientes, que sustentem uma nutrição vegetal sadia.
2. Rochagem
Rochagem é a denominação dada à tecnologia que parte do pressuposto que determinados tipos de rocha podem fornecer, de forma adequada, a quantidade de nutrientes aos solos e, na sequência, às plantas. O acréscimo de rochas moídas aos solos viabiliza sua remineralização por meio da adição de uma vasta quantidade de nutrientes que foram perdidos pelos solos ao longo dos processos intempéricos ou antrópico.
Considerando que o Brasil é um país extremamente diverso do ponto de vista geológico, que existe uma enorme quantidade de pedreiras e de minerações no País e que as mesmas produzem quantidades enormes de rejeitos ao longo do processo de produção, um novo destino, mais nobre que uma pilha de rejeitos, deve ser dado a estes materiais. A prática da Rochagem proporciona o aproveitamento destes materiais, geralmente considerados resíduos descartáveis pelo processo de concentração de determinados tipos de minérios. A adição de pó de rocha como forma de melhorar as condições de fertilidade dos solos pode se converter em um interessante arranjo de produção que potencializa solução para os setores agrícola e