Robótica na Medicina
CURSO DE ENGENHARIA MECATRÔNCA
ANTÔNIO COUTINHO
DANIEL MOREIRA
IVIGON KELLISSON
JONNY TINEL
LUCAS VANDERLEI
MAXWEL ARÁUJO
THOMAZ WANDERLEY
ROBÓTICA NA MEDICINA
MACEIÓ
2013
ANTÔNIO COUTINHO
DANIEL MOREIRA IVIGON KELLISSON
JONNY TINEL
LUCAS VANDERLEI
MAXWEL ARÁUJO
THOMAZ WANDERLEY
ROBÓTICA NA MEDICINA
Pesquisa apresentada à disciplina Práticas Investigativas, ministrada pelo prof. Luzan Beiriz Gonçalves, do curso de Engenharia Mecatrônica, da Faculdade Integrada Tiradentes, como requisito para avaliação da nota da ME.
MACEIÓ
2013
1. INTRODUÇÃO
A robótica é um ramo da mecatrônica que começou a se desenvolver por fins do século XVIII, principalmente na área de automação industrial. Desde então, essa tecnologia se desenvolveu muito atingindo áreas distintas e amplas para serem trabalhadas em prol da necessidade humana.
Afinal o que é Robótica? É a interação entre as áreas tecnológicas da eletroeletrônica, mecânica, automação e computação. A junção desses conhecimentos leva a construção de robôs, estes que por sua vez substituem a mão de obra humana garantindo precisão em diversos processos.
Esse trabalho tem como objetivo mostrar pontos relacionados à robótica moderna e seus variados campos de atuação, dando ênfase ao campo da medicina, e as facilidades de trabalhabilidade e melhorias de vida que a sociedade pode ter com o avanço e popularização desse tipo de tecnologia.
2. ROBÓTICA NA MEDICINA
2.1. ROBÔS DE APOIO HOSPITALAR
Um apoio logístico dos robôs nos hospitais pode ser visto no robô Helpmate
[...] que se move autonomamente em hospitais transportando: refeições, medicamentos e roupa suja; e libertando o pessoal auxiliar e de enfermagem para tarefas mais directamente relacionadas com os doentes. (DE SOUZA, 2005, p. 103).
A implantação de robôs no ambiente médico tem como objetivo facilitar os trabalhos desses profissionais, evitando à perda de