Densidade de um liquido
Objetivo:
O experimento tem como objetivo determinar o ponto de fusão do m-nitro benzaldeido, e através da variação de temperatura no momento de fusão, determinar se a substância está pura ou se possui algum tipo de impureza. Procedimentos:
Através da medida da pressão atmosférica e os pontos de fusão e ebulição da água, fez-se a calibração do termômetro para descobrir seu erro, e o mesmo não interferir no experimento.
Foi introduzido no tubo capilar uma pequena quantidade de m-nitro benzaldeido, para encontrar seu ponto de fusão e respectivamente determinar sua pureza.
O tubo capilar com a amostra foi fixado ao termômetro com o auxilio de um anel de borracha.
Colocou-se agua no tubo de thiele um pouco acima da alça, e o fixou no suporte universal, após feito isso, fixou-se o termômetro juntamente com o tubo capilar no mesmo suporte, tendo a amostra totalmente submersa na agua.
Com o bico de Bunsen, aqueceu-se a alça do tubo de thiele de uma maneira que a temperatura não subisse tão rápida para uma medida mais precisa do ponto de fusão da amostra
A partir do instante em que a amostra começou a fundir obteve-se a temperatura inicial, e quando a substancia estava completamente liquida, obteve-se a temperatura final de fusão da substancia.
O procedimento foi repetido quatro vezes, com troca de agua e amostras diferentes para cada vez em que foi realizado o procedimento. Resultados e discussão:
O resultado da calibragem do termômetro, verificou-se que este não continha erro de medição, sendo assim não houve necessidade de esboçar o gráfico que expressava o erro de medida do termômetro.
Através das analises da substancia obteve-se então os seguintes dados:
Temperatura inicial
Temperatura final
Amostra n°1
55,0 °C
59,0 °C
Amostra n°2
55,0
58,0
Amostra n°3
55,5
57,0
Amostra n°4
56,0
58,0
Média
55,4
58,0
Uma substancia é considerada pura quando sua fusão acontece totalmente sem a