Robos AGV
Os robôs classificados como AGVs são dispositivos de locomoção terrestre, de modo geral robôs transportadores, ou seja, equipamentos autônomos.
São alimentados por baterias e movimentados através de motores elétricos. A forma de controle é baseada numa estrutura complexa, pois estes robôs são desenvolvidos para transitarem por plantas produtivas, percorrendo diversas trajetórias. As trajetórias geralmente são demarcadas no piso e identificadas pelos protótipos através de sensores ópticos, ou sensores indutivos, quando utilizam fitas magnéticas, adotando o sistema de controle através da técnica conhecida como ”malha fechada”.
Existe também a possibilidade de estabelecer uma pré-trajetória no dispositivo, utilizando mensagens de rádio ou interface com outros tipos de comunicadores, tais como GPS, Bluetooth e GSM, atuando num sistema de malha aberta, sem feedback. Os robôs móveis são utilizados para as manipulações delicadas, que envolvem situações complexas, tanto no transporte de peças, podendo também atuar em locais mal iluminados, com alto nível de insalubridade, quanto em situações nocivas ao meio ambiente e ao ser humano, tornado-os robôs de padrão robusto, dependendo de sua finalidade, além da capacidade de processamento que os mesmos possuem nas tomada de decisões. Entretanto, essa tecnologia não costuma ser barata, sendo encontradDe acordo com as definições, um robô é uma máquina automática capaz de realizar um movimento dentro de um ambiente. Desta