Robert venturi
Vida e Obra
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
ARQUITETURA E URBANISMO
CAMPUS: AKXE TURNO: MANHÃ
SEMINÁRIOS DE ARQUITETURA II
DATA DE ENTREGA: 08/06/2011
Robert Charles Venturi, Jr., nasceu na Filadélfia em 25 de junho de 1925. Era o pós-guerra, o que no campo da arquitetura e do urbanismo significava, de um lado, a publicação da Carta de Atenas, de Le Corbusier e de Can our cities survive?, de Josep Lluis Sert – duas versões para as atas do mesmo encontro, o CIAM (Congresso Internacional da Arquitetura Moderna) de 1933.
Foi nesse contexto que cresceu Robert Venturi, que se formou arquiteto summa cum laude (a maior das honras) pela Universidade de Princeton em 1947 e em 1950 recebeu seu MFA (Master of Fine Arts) pela mesma universidade.
O programa educativo em Princeton nestes anos foi um fator chave no desenvolvimento de Venturi e de sua abordagem da teoria da arquitetura e design, oriunda de uma análise da história e não de estilismos. Ao contrário da maioria dos cursos de arquitetura do país que, baseados no modelo da Bauhaus – vale lembrar as presenças de Walter Gropius e Mies van der Rohe no ensino superior nesse período – Princeton não havia excluído, nem tampouco minimizado, a importância das disciplinas de história da arquitetura em seu currículo. Em 1951 Venturi trabalhou brevemente com Eero Saarinen em Bloomfield Hills, Michigan. Foi premiado em 1954 com o Rome Prize Fellowship na Academia Americana em Roma, através do qual estudou e excursionou pela Europa durante dois anos. A Itália do pós-guerra também havia sido um campo fértil para a crítica ao modernismo desde o CIAM de Bergamo, em 1947. Para a delegação italiana que organizou o encontro, o grande