riverside museum
Comentários em 23 agosto, 2011, em Design, Inovação, por Equipe Portobello
O museu de transportes de Glasgow, na Escócia, The Riverside Museum of Transport, virou exemplo dearquitetura inovadora desde sua inauguração em junho deste ano. De lá pra cá, mais de quinhentas mil pessoas já passaram pelo local e puderam acompanhar, de perto, todos os detalhes dessa construção imponente.
Projetado pelo Zaha Hadid Architects, o museu foi construído onde o rio Kelvin encontra o Clyde e abriga mais de 3.ooo relíquias. Onde, no passado foram construídos navios, hoje, é um espaço para tecnologia e criatividade.
A construção de maneira geral é dinânima e respira movimento. Inspirada no próprio rio e construída em forma deV, não existem pilares no centro do museu e as paredes externas de suas extremidades são de vidro.
É a mistura perfeita entra o antigo – com seus ítens expostos – e o novo, representado pela tecnologia e pelo estilo industrial de suas formas. Do lado de fora, uma construção que impressiona e do lado de dentro, uma arquitetura que fascina.
Fotos: MAateer Photograph ltd
Desenhos e imagens complementares:
____________________________________________________________________________________________
Ficha Técnica
Data: 2004-11
Programa: Transport Museum
Cliente: Glasgow City Council
Projeto: Zaha Hadid Architects
Equipe: Jim Heverin, Johannes Hoffmann, Matthias Frei, Agnes Koltay, Malca Mizrahi, Tyen Masten, Gemma Douglas, Johannes Hoffmann, Daniel Baerlaecken, Achim Gergen, Christina Beaumont, Markus Planteau, Claudia Wulf, Alasdair Graham, Rebecca Haines-Gadd, Brandon Buck, Naomi Fritz, Liat Muller, Elke Presser, Hinki Wong, Michael Mader.
Equipe de competição: Malca Mizrahi, Michele Pasca di Magliano, Viviana R. Muscettola, Mariana Ibanez, Larissa Henke
Engenheiro de estruturas: Buro Happold, London – Wolf Mangelsdorf, Andrew Chan, Franck