Rituais e crenças
Nesse trabalho procuraremos discutir "Ritos de Passagem" que e um termo criado e popularizado pelo Antropólogo Van Gennep. Em suas obras ele propõe que os ritos de passagem em diversas sociedades marcam a transição do individuo de um status para outro. Essa transformação social do individuo marca sua nova posição em sua sociedade.
Aplicaremos os conceitos de Van Gennep na religião Católica Apostólica Romana para evidenciarmos os seus rituais de iniciação e como eles influenciam a estrutura social da igreja e também da sociedade em que está inserida. Devemos sempre levar em conta que assim como todo aspecto sociocultural, as religiões estão também susceptíveis a mudanças conforme o passar do tempo. Dessa forma, estudaremos a forma contemporânea das crenças católicas, nos valendo do discurso oficial da própria igreja, sem nos valermos nesse momento de analises mais profundas de significados psíquicos.
Para tornar-se um cristão e católico praticante, o individuo deve passar por alguns rituais nos quais irá elevar seu posicionamento na sociedade católica e dessa forma assumir uma nova representação social capaz de colocá-lo em outra posição em meio aos outros indivíduos.
Na Igreja Católica os principais ritos são denominados sacramentos e assim como nas maiorias das culturas estes ritos são considerados uma religacão entre o profano e o sagrado, assim e definido sacramento no catecismo da Igreja Católica:
É lembrança de coisas sagradas. É um sinal, gesto e palavra que torna perceptível, sensível, visível, audível a presença de Cristo invisível. Quer dizer