Ritimos do Pará
Este género, praticado nas Antilhas francesas (Guadalupe e Martinica), na Guiana Francesa e também em Santa Lúcia. Nos países de expressão francesa ele é cantado, principalmente, em crioulo das Antilhas.
Os criadores do Zouk foram o grupo Kassav' que misturaram o Calipso, um estilo musical afro-caribenho, e a Makossa, um estilo musical originário das regiões urbanas do Camarões, ganhando o nome de Zouk na Europa, em 1985, através da música "Zouk la sé sèl médickaman nou ni" que cunhou o estilo com o nome Zouk. É de notar que Zouk não era o nome do estilo musical, de facto os Kassav' nunca tinham atribuído esse nome ao estilo que desenvolveram, significando Zouk em Crioulo do Haiti, festa. Por outras palavras o nome da musica em português é "A festa é o único medicamento que temos". Como em França pouca gente entendia o Crioulo, e o nome que sobressaia do titulo era Zouk, o estilo passou a ser conhecido por Zouk.
O siriá é uma dança brasileira originária do município de Cametá, localizado no estado do Pará.[1] É considerada uma expressão de amor, de sedução e de gratidão para os índios e para os escravos africanos ante um acontecimento. Para eles é algo sobrenatural e milagroso. O seu nome derivou-se de siri, influenciado pelo sotaque dos caboclos e escravos da região. Os elementos são os mesmos utilizados na dança do carimbó, porém com maiores e mais variadas evoluções. O Siriá é um pássaro amazônico. Existem o rítmo e a dança.
O divulgador do Siriá, é o maestro Joquim Maria Dias de Castro, ou como é conhecido no Pará "Mestre Cupijó", que levou o ritmo das rodas dos terrreiros nos quilombos e a dança, para os salões considerados nobres.
O lundu ou lundum é um gênero musical contemporâneo e uma