Psicopedagogia
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
A PSICOPEDAGOGIA NA ESCOLA
O QUE SE DIZ E O QUE SE FAZ
Aluna:Miriam Santos Rolim Profª Orientadora:Zilá Gomes de Moraes Flores
INTRODUÇÃO
Entende-se por Psicopedagogia como área do conhecimento que investiga e intervém na relação do aprendente com o conhecimento, o psicopedagogo mantém sua ação de forma ética e profissional na relação professor – aluno colaborando na mediação do processo ensino – aprendizagem.
Em algumas escolas públicas foi determinado que alunos especiais necessitem de colaboração de um segundo professor em sala de aula que o auxilie em sua inclusão quanto ao processo ensino – aprendizagem, surge a figura do PAP – Professor de Apoio Pedagógico.
Neste contexto identificamos a atuação do psicopedagogo na função de “PAP” auxiliando o aluno em seu cotidiano escolar.
Conclui-se a necessidade de efetuar um trabalho junto a esse profissional para se verificar e esclarecer até que ponto essa junção Psicopedagogo - PAP influência no desenvolvimento da prática psicopedagógica, a partir da teoria acadêmica do profissional, e, se, esta situação é negativa, positiva, tolerável ou não.
Dessa forma a intenção deste artigo é, através de observação em meio escolar, entrevistas e pesquisas, verificar como se está aplicando a Psicopedagogia nas escolas e se sua prática condiz com sua teoria. Verificar se o profissional Psicopedagogo é visualizado e profissionalmente encarregado de atividades que condizem com sua área de atuação.
PROBLEMA
Existe uma teoria e uma prática, a relação entre elas deve ser de sintonia.
Dentro do contexto escolar o psicopedagogo deve colocar em pratica sua teoria e experiência para que ocorra uma intervenção positiva junto a aprendizagem