riscos quimicos
As substâncias químicas podem provocar vários tipos de danos à saúde, mas a primeira condição para que elas provoquem algum dano é que entrem em contato ou penetrem no nosso corpo.
Via Respiratória: o ar entra pelo nosso nariz e junto com ele podem vir as várias substâncias químicas que estiverem no ambiente. Via dérmica: direto na pele ou penetrando nela. Via digestória: Em geral ocorre acidentalmente, por contaminação quando se tem o hábito de comer, beber ou fumar no ambiente de trabalho.
A ação da substância no corpo, vai depender das suas características químicas. Ácido forte (muriático): podem ocorrer queimaduras na pele, se o ácido cair na mão ou outra parte do corpo, ou queimaduras no nosso nariz, até na garganta, se nós respirarmos o gás que sai do frasco.
Tinta com solvente: ao respirar o vapor que sai da tinta, pode gerar dor de cabeça, tontura, enjôo, sentir dificuldade para dormir, fraqueza, e com o tempo pode ter perda de memória e outros sintomas que podem ser devido ao solvente. Narcóticos: produzem inconsciência (clorofórmio, éteres, álcoois, acetonas)
Asfixiantes: impedem o organismo de obter ou utilizar o oxigênio do ar atmosférico (monóxido de carbono (CO), metano, acetileno, etc). Causam: dores de cabeça, naúseas, sonolência, convulsões, coma, morte. Irritantes e corrosivos: provocam alterações na pele ou mucosas (cimento, ácidos, bases).
8. Anestésicos: a maioria dos solventes orgânicos. Ação depressiva sobre o sistema nervoso, danos aos diversos órgãos e ao sistema formador do sangue ( benzeno ) e outros. Ex: butano, aldeídos, cetonas, cloreto de carbono, tricloroetileno, benzeno, tolueno, xileno, álcoois.
9. Teratogênicos: produzem malformações no feto (substâncias radioativas). Fumos