Estudante
Instituto de Ciências Exatas e Biológicas
Departamento de Biodiversidade
Evolução e Meio Ambiente
Ecologia de Ecossistemas
Trabalho sobre o bioma: Floresta Amazônica
OURO PRETO 2011
1. Localização:
A floresta está situada na região norte da América do Sul, tem uma extensão total aproximada de 5,5 milhões de km², está distribuída da seguinte forma: cerca de 60% no Brasil (estados do Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), e o restante distribuído pela Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela. A floresta amazônica ainda engloba 38% de florestas densas; 36% de florestas não densas; 14% de vegetação aberta, como cerrados e campos naturais, sendo 12% da área ocupada por vegetação secundária e atividades agrícolas.
2. Características ecológicas
A Floresta Amazônica é a grande responsável por boa parte da riqueza natural global. Possui nada menos que um terço de todas as espécies vivas do planeta. No Rio Amazonas e em seus mais de 1000 afluentes, estima-se que haja quinze vezes mais peixes que em todo o continente europeu. Apenas um hectare da floresta pode trazer até 300 tipos de árvore.
Estimativas apontam que existam mais de 10 milhões de espécies vivas na Floresta Amazônica, das quais se conhece apenas uma ínfima parte. Entre os animais, são milhões de insetos, centenas de aves e dezenas de primatas. No topo da cadeia alimentar reina a onça-pintada, o maior felino da América, hoje ameaçada pela caça predatória.
Muitas das espécies encontradas na floresta ainda não foram descritas pela Ciência. De forma geral, não se sabe ao certo quantas espécies diferentes de plantas e animais existem no planeta. As estimativas