Riscos Quimicos
É a exposição de determinado individuo, a um perigo, como manipular produtos químicos que podem prejudicar lhe a saúde ou causar-lhe danos físicos. Se inclui aos danos físicos, desde irritações na pele e olhos, passando por queimaduras leves, podendo chegar até aquelas de maior severidade, causado por incêndios ou explosões. Os danos à saúde pode vir de exposição de curta e/ou longe duração, relacionadas ao contato de produtos químicos tóxicos com a pele e olhos, bem como a inalação de seus vapores, resultando em doenças respiratórias crônicas, doenças do sistema nervoso, doenças nos rins e fígado, e até mesmo alguns tipos de câncer.
Agentes de Risco Químicos
Consideram-se agentes de risco químico as substancias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo do trabalhador pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos gases, neblinas, nevoas ou vapores, ou que seja, pela natureza da atividade, de exposição, possam ter contato ou ser absorvido pelo organismo através da pele ou por ingestão.
Barreira de contenção para agentes químicos
São dispositivos ou sistemas que protegem o operador do contato com substâncias químicas irritantes, nocivas, tóxicas, corrosivas, líquidos inflamáveis, substâncias produtoras de fogo, agentes oxidantes e substancias explosivas.
Ponto de Autoignição: É a temperatura mínima em que ocorre uma combustão. Independente de uma fonte de calor.
Ponto de Combustão: É a menor temperatura em que vapores de um liquido, após inflamarem-se pela passagem de uma chama piloto, continuam a arder por 5 segundos, no mínimo.
Ponto de Fulgor: É a menor temperatura em que um líquidos libera suficiente quantidade de vapor para formar uma mistura com o ar passível de inflamação, pela passagem de uma chama piloto. A chama dura no máximo 1 segundo.
Incompatibilidade: Condição sobre a qual determinadas substancias se tornam perigosas quando manipuladas ou colocadas próximas a outras, com as quais poderão reagir