Riscos fundo mobiliario
Gestão Integrada de Ativos e Passivos
Prof. LUIZ JURANDIR SIMÕES DE ARAÚJO
2⁰ Semestre - 2011
EP 2
WELLINGTON BARBOSA NUNES 6417019
RESUMO
Este trabalho analisa os riscos de uma carteira de fundos imobiliários, assim como a sua relação de rentabilidade e risco com o CDI (supondo ser o ativo sem risco da economia). Para esta análise utiliza-se os dados do índice de preços da FIPE para imóveis residenciais e da FGV para imóveis comerciais, supondo que todos os imóveis comerciais têm a mesma variação e que todos os imóveis residenciais com o mesmo número de dormitórios têm a mesma variação. Tal simplificação é necessária dada a falta de dados discriminados. É analisado os dados desconsiderando a inadimplência, com uma inadimplência de total e com uma inadimplência de 10%, já que não foram encontrado dados para todo o período e o percentual deve ter alta correlação com a situação econômica, a qual passa por um período de maior incerteza com a crise européia.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. METODOLOGIA 5
3. ANÁLISE DOS RESULTADOS 5
3.1 Rentabilidade Erro! Indicador não definido.
3.2. Risco 5
3.3. Correlação 6
4. CONCLUSÕES 6
REFERÊNCIAS 7
1.
INTRODUÇÃO
Um dos muitos focos permitidos pelas teorias de análise dos ativos é a taxa de rentabilidade média. Esse é o um dado histórico que não garante rentabilidade futura, mas que sobre fundamentos sólidos pode projetar um retorno esperado. Porém, é necessário descobrir o risco da rentabilidade diferir da histórica e para isso iremos analisar o desvio padrão dos indicadores.
O grande problema da análise é que ela exclui o risco de bolha imobiliária no mercado de imóveis, além do risco do mercado conseguir uma queda nos juros reais dada a evolução da confiança externa no Brasil e a melhora na maioria das contas públicas (o modelo não captura as caudas).
2. METODOLOGIA 3.1 Índice imobiliário
O índice foi criado imaginando uma careira com 20% de imóveis comerciais, 10%