Riscos fisícos
São considerados riscos físicos: · Ruídos; · Calor; · Vibrações; · Pressões anormais; · Radiações; · Umidades;
O QUE É?
São aqueles gerados por máquinas e condições físicas características do local de trabalho, que pode causar danos a saúde do trabalhador.
Consequências: Ruídos, cansaço, irritação, dores de cabeça, diminuição da audição, aumento da pressão arterial, problemas do aparelho digestivo, taquicardia e perigo de infarto. Os riscos físicos apresentam um intercâmbio brusco de energia entre o organismo e o ambiente, em que a quantidade superior áquela que o organismo é capaz de suportar, podendo acarretar ao ser humano doenças.
VIBRAÇÃO
É qualquer movimento que o corpo executa em torno de um ponto fixo. Esse movimento pode ser regular, do tipo senoidal ou irregular, quando não segue um padrão determinado.
Na indústria é comum o uso de máquinas e equipamentos que produzem vibrações, as quais podem ser nocivas ao trabalhador.
As vibrações podem ser:
Localizadas-(em certas partes do corpo). São provocadas por ferramentas manuais, elétricas e pneumáticas.
Consequências: alterações neurovasculares nas mãos, problemas nas articulações das mãos e braços; osteoporose (perda de substância óssea).
Generalizadas-(ou do corpo inteiro). As lesões ocorrem com os operadores de grandes máquinas, como os motoristas de caminhões, ônibus e tratores.
Consequências: lesões na coluna vertebral; dores lombares.
Para evitar ou diminuir as consequências das vibrações é recomendado o revezamento dos trabalhadores expostos os riscos (menor tempo de exposição).
Exposição Ocupacional
No ambiente industrial é frequente a ocorrência simultânea de ruídos e vibrações. Contudo, estes dois agentes podem causar efeitos diferenciados sobre o corpo do trabalhador. Enquanto o ruído desenvolve sua ação sobre o aparelho auditivo, as vibrações afetam zonas mais extensas do